Notícias
- terça, 21 março 2017
A Linha de Apoio à Qualificação da Oferta foi reforçada em mais 75 milhões de euros.
Esta linha de financiamento decorrente do Protocolo entre o Turismo de Portugal e 12 entidades bancárias foi assinado na passada sexta-feira traz um novo instrumento financeiro, uma componente de capital de risco, através da Portugal Ventures, orçada em 15 milhões. “No total são 90 milhões de euros de estímulo à economia”, sublinhou Luís Araújo.
Durante um ano Luís Araújo avançou que foram aprovadas 83 operações, com um valor de investimento associado de 133 milhões de euros e um financiamento aprovado de 65 milhões. Em análise estão ainda 28 operações, com um investimento associado de cerca de 32 milhões de euros. O montante da linha, inicialmente para durar dois anos, foi esgotado em apenas um.
A nova linha tem uma componente de capital de risco, caso as empresas o solicitem.
O financiamento global pode ascender a 75% do valor do investimento, com a possibilidade de um prazo máximo de reembolso de 15 anos, incluindo 4 de carência, sendo, em regra, tal financiamento assumido em 60% pelo Turismo de Portugal, I.P. e em 40% pelo Banco (em casos especiais, como projectos de empreendedorismo, a participação do Turismo de Portugal, I.P. no financiamento é de 75%, cabendo ao Banco assumir 25% do financiamento). A componente do Turismo de Portugal, I.P., no financiamento não vence qualquer juro, regra geral, enquanto a componente de financiamento do Banco vence o juro acordado com a empresa.
Marque já a sua reunião de enquadramento do seu projeto através dos nossos contactos.