Notícias
- quinta, 02 março 2017
"Todo o atraso que tínhamos, de mais de um ano, está quase recuperado e pensamos ter até ao final de abril a situação do PDR estabilizada.
E a partir daí ter um procedimento muito mais célere na aprovação de projetos", disse o Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos na sessão de encerramento da conferência “As Novas Culturas e Tendências do Sector Agrícola”, realizada no dia 22 de Fevereiro.
"A prova de que não há empréstimo mais seguro do que aquele que é feito aos agricultores», que «honram os seus compromissos financeiros mais do que porventura quaisquer outros agentes económicos de outras áreas, sem desprimor para elas", garante o Ministro.
Neste momento existem 24 mil projetos candidatados, em que todos eles têm montantes de investimento que esgotam praticamente a dotação total do PDR até ao final da década – no valor de cerca de quatro mil milhões de euros. Foi feito ainda um "apelo à banca no sentido de conseguirem encontrar mecanismos de financiamento que permitam aprovar mais projectos do que aqueles que correspondem à dotação anual se do lado da banca, com a aprovação do projeto e a respetiva garantia, seja possível avançar a componente financeira correspondente, sendo depois ressarcida quando o projeto for aprovado no ano seguinte», resumiu o governante, ressalvando que isto só se aplica a projetos que ultrapassem a dotação financeira do ano.
O Ministro prometeu que dentro de uma semana será assinado o milésimo contrato para ajudas financeiras a investimentos nas explorações agrícolas, na agroindústria e a jovens e pequenos agricultores. "Até ao final da semana vão ser contratados os primeiros mil projetos, que correspondem a um investimento na ordem de 263 milhões de euros".