Notícias

Serão lançadas esta segunda-feira 60 medidas da iniciativa “Indústria 4.0 - Economia Digital”, envolvendo 50 mil empresas e prevê mais de 2.000 milhões de euros de investimento nos próximos quatro anos.

Estas medidas incluem formação e capacitação de recursos humanos, de cooperação tecnológica, de adaptação legal e normativa.
O objetivo é que “Portugal chegue à Indústria 4.0, a esta revolução que está já acontecer, que chegue no pelotão da frente e não que chegue como chegou noutras revoluções industriais, atrasado, e que perca este comboio”, salientou Manuel Caldeira Cabral.
“Estas medidas vão incluir, por exemplo, na área da formação, 20 mil pessoas em ofertas de formação de competências digitais, vão mobilizar fundos estruturais dedicados à Indústria 4.0 em 400 milhões [de euros], vão envolver 50 mil empresas em medidas incluídas na estratégia nacional de digitalização da economia”, adiantou o governante.

“No total, obviamente que grande parte deste investimento será feito pelas empresas, pela indústria, pela colaboração de empresas de setores industriais e startups [empresas em início de atividade] digitais, o que se prevê é que nos próximos anos haja mais de 2.000 milhões [de euros] de investimento em Portugal em inovação dirigida à área de digitalização da indústria, da digitalização das atividades”, acrescentou.