Notícias
- quarta, 21 dezembro 2016
Empresas foram seleccionadas para receberem 50 mil euros cada para aprofundarem estudos de viabilidade.
Mais cinco empresas portuguesas vão receber um total de 250.000 euros por terem sido seleccionadas na primeira ronda do Instrumento Pequenas e Médias Empresas (PME) do programa comunitário Horizonte 2020. PUB
Na mais recente ronda de resultados da fase 1 do Instrumento PME do Programa Horizonte 2020, um programa que permite às empresas a candidatura directa a apoios ao investimento, foram seleccionadas para financiamento 184 PME de 28 países, entre os quais Portugal, com um total de 176 projectos e 8,8 milhões de euros de financiamento. Desde o lançamento do programa, a 1 de Janeiro de 2014, foram seleccionadas no âmbito da fase 1 do Instrumento PME 2024 empresas, das quais 54 são portuguesas.
O instrumento a favor das PME é executado através de um convite à apresentação de propostas com quatro datas-limite por ano. O financiamento é de 50.000 euros na fase 1 e de até 2,5 milhões de euros na fase 2. A próxima data-limite para candidaturas à fase 1 do programa é o dia 15 de Fevereiro de 2017.
Nesta ronda, as empresas portuguesas que vão receber um financiamento de 50 mil euros cada, para "estudos de viabilidade". Entre elas está a Rve.Sol - Soluções de Energia Rural Lda., de Leiria, com o projecto Kudura, para o fornecimento de energia e conversão de resíduos em energia, a Agroinsider, Lda, de Évora, com o projeto AgroRadar, que prevê analisar dados de observação da Terra no âmbito do programa Copernicus em benefício da agricultura de precisão.
Do leque de seleccionadas constam também a Ground Drone Unipessoal, do Funchal, que, com o projecto Ground Drone, procura desenvolver um sistema robótico destinado a democratizar o controlo de movimento durante a realização de filmes e vídeos (projecto Ground Drone) e a InnoWave Technologies, S.A., de Lisboa, que, com o projecto InnSpect Lot, procura prestar a qualidade da experiência através do teste automatizado de dispositivos.
Por fim, também a Sparos, Lda, de Olhão, procura, com o projecto Mysis, optimizar o rendimento das larvas de camarão de piscicultura.
O comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, responsável pelo Instrumento PME mostrou-se optimista com os resultados: "Com estes resultados mais recentes são agora 54 as empresas portuguesas a beneficiarem da fase 1 deste instrumento específico para as PME ao abrigo do Horizonte 2020, o que demonstra a dinâmica inovadora do tecido empresarial português em áreas como a energia limpa, a investigação espacial, a robótica, a tecnologia de qualidade, ou o crescimento azul", disse, citado num comunicado divulgado pela Comissão Europeia.
Fonte: Público