Notícias

O NORTE 2020 reforçou as verbas já disponibilizadas aos municípios com Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU), que apostem na reabilitação urbana, na integração de comunidades desfavorecidas e na mobilidade urbana.

A decisão de reforçar os apoios tem como objetivo mitigar as desigualdades de financiamento provocadas aquando da afetação, a 1 de junho, de um primeiro pacote de incentivos a investimentos previstos nos PEDU. A definição de mais verbas teve como indicador objetivo de medida o financiamento per capita atribuído no PEDU, considerando a população predominantemente urbana.

Do valor agora disponível destaca-se a aplicação de 9,5 milhões de Euros em projetos de reabilitação, sejam edifícios públicos ou privados, habitação social e espaços públicos, ou de animação das cidades e de 4,5 milhões de Euros para promover a mobilidade urbana ambiental e energeticamente mais sustentável.

Consulte os documentos dos avisos, que decorrem até 31 de dezembro, em www.norte2020.pt/concursos/concursos-abertos. Os avisos relativos à reabilitação e mobilidade urbanas encontram-se na área Sustentabilidade e Uso Eficiente dos Recursos. O aviso que enquadra o apoio à integração de comunidades desfavorecidas encontra-se na área Inclusão Social e Emprego.

Fonte: Norte2020