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Exportações do setor de mobiliário e colchoaria crescem 15% no 1º quadrimestre de 2016, atingindo os 582 milhões de euros.

As exportações das empresas do setor de mobiliário e de colchoaria registaram, no primeiro quadrimestre de 2016, um crescimento de 15% face ao período homólogo do ano passado. França, Espanha e Alemanha, são os países que mais compram a Portugal, no total o volume de vendas para os mercados externos totalizou 582 milhões de euros.

“O mercado francês, com 182 millhões em vendas, é o principal destino das exportações do setor, tendo crescido 24% face a igual período de 2015 e alcançado uma quota de 31% do total de exportações”, revela Gualter Morgado, gestor de projeto da APIMA.

A posição de França no ranking dos principais destinos comerciais do setor é seguida de perto pela Espanha, que cresceu 26% em termos homólogos, para um volume de vendas na ordem dos 166 milhões de euros, correspondentes a uma quota de mercado de 29%.

A Alemanha surge na terceira posição, embora tenha registado um decréscimo homólogo de 19%, tendo sido responsável por um volume de vendas próximo dos 36 milhões de euros, equivalente a uma quota de 6% das exportações.

“Esta análise revela ainda melhorias no desempenho das exportações para o Reino Unido e E.U.A., países com crescimentos de 4% e 26%, respetivamente, quando comparados com igual período de 2015”, destaca a mesma fonte da APIMA.

Do lado das importações a APIMA revela que registaram um crescimento de 18% face a igual período homólogo, fixando-se nos 256 milhões de euros, “valor que assegura a continuação de um saldo superavitário da balança comercial do setor, que registou a importância de 326 milhões de euros. A taxa de cobertura das exportações pelas importações do período em referência é de 228%”.

A APIMA frisa que um dos objetivos é aumentar as receitas do setor, de estabelecer a categoria ‘Mobiliário Português’ nos mercados externos e de posicionar o Made in/Made by Portugal, como algo diferenciador e criador de valor. Nesse sentido a associação está, desde abril de 2015, a desenvolver uma campanha de promoção internacional do setor de Mobiliário e Afins.

Através desta campanha, levada a cabo no âmbito do projeto conjunto da APIMA – Interfurniture 2015/2016 -, marca registada e criada pela APIMA com o propósito de conferir uma identidade à campanha de promoção internacional do setor, a associação já apoiou 105 empresas, que marcaram presença num conjunto de 26 ações promocionais realizadas em 8 mercados estratégicos (Espanha, Singapura, Itália, França, E.U.A., Reino Unido, Rússia e Alemanha), onde dispuseram de 264 espaços de exposição em feiras e montras internacionais.

Esta campanha de promoção internacional do setor, que se estende até ao próximo mês de agosto, contou com o apoio do COMPETE, ao abrigo do programa de incentivos Portugal 2020, com um orçamento aprovado de 8 milhões de euros. Até maio, atingiu já 93% de execução, prevendo-se que irá ultrapassar os 100%.

Fonte: Dinheiro Vivo