Notícias
- sexta, 29 abril 2016
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse hoje que, no âmbito do Portugal 2020, já foram executados 74 projectos turísticos. "No âmbito do programa Portugal 2020 já foram pagos incentivos a 74 empresas turísticas", lembrando que quando o Governo iniciou funções só um projecto tinha sido executado, numa declaração hoje na tomada de posse dos novos corpos sociais da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), em Lisboa.
Em 4 de Dezembro passado, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, tinha afirmado que apenas "um projecto turístico" tinha recebido apoio no âmbito do Portugal 2020 e que era necessário acelerar a execução dos fundos comunitários.
"Temos de ser mais ambiciosos a este nível do que o que foi conseguido até ao momento", disse a governante, na altura, na sua intervenção no 41.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).
Naquela que foi a sua primeira aparição pública enquanto secretária de Estado do Turismo, em dezembro passado, a governante mencionou algumas das suas preocupações para o setor, designadamente a necessidade urgente de "garantir um contexto económico positivo para que as empresas na área do turismo inovem, invistam, cresçam, desenvolvam a sua actividade, promovendo assim o empreendedorismo e o desenvolvimento de novos negócios turísticos".
Ana Mendes Godinho disse querer, por isso, criar condições que permitam o conhecimento e acesso das empresas do setor ao financiamento e as vários instrumentos de apoio que existem.
"Temos de ser mais ambiciosos a este nível, mais do que o que foi conseguido até ao momento: no total e desde que foram lançados os concursos no início deste ano (de 2015), apenas um projeto turístico recebeu apoio no âmbito do Portugal 2020", sublinhou na altura.
Fonte: Económico