Notícias

Programa de ajuda à execução do Portugal 2020 ultrapassou a meta definida pelo Executivo socialista. Distribuição do novo pacote de dinheiro comunitário está a decorrer a um ritmo maior do que tinha sido verificado no QREN.

Fechados os primeiros 100 dias de Governo do Partido Socialista, o balanço da distribuição de fundos europeus às empresas nacionais é mais positivo do que as metas definidas após a tomada de posse. Com ajuda do programa '100 milhões em 100 dias', o Executivo liderado por António Costa conseguiu acelerar a aplicação do Portugal 2020 e ultrapassar números do anterior programa de distribuição de dinheiro comunitário (QREN). Num documento de balanço publicado no site oficial do Governo é possível verificar que os fundos da União Europeia já chegaram a 607 projetos em todo o território nacional e desde que o Partido Socialista tomou posse, chegaram à economia quase 114 milhões de euros, ou seja, mais de um milhão de euros por cada dia de Governo. Em comparação, o QREN apenas tinha distribuído cerca de 82 milhões de euros no mesmo período de tempo, entre novembro de 2008 e fevereiro de 2009.

No total, o Governo calcula que tenham sido criados 3.805 postos de trabalho graças à distribuição de fundos comunitários, com um investimento induzido de 661 milhões de euros e um aumento estimado das exportações de 2.219 milhões de euros.

Além do dinheiro já distribuído, o Governo aceitou mais projetos: são até agora 2.980 propostas aceites, com um total de incentivos contratados de 698 milhões de euros. As empresas do norte do país são responsáveis por praticamente metade dos projetos escolhidos, um total de 296, com o restante território nacional a ser responsável por 311 projetos.

O objetivo definido pelo Governo é a distribuição de pelo menos 450 milhões de euros de fundos comunitários até ao final deste ano.

Fonte: Notícias ao Minuto