Notícias

O COMPETE 2020 , no âmbito da sua missão aposta fortemente na qualificação dos recursos humanos das empresas, com a consciência de que a qualidade daqueles e a sua capacidade de adaptação a mercados cada vez mais concorrenciais e em constante mutação, contribui para a competitividade da economia nacional.

O Eixo III do domínio da Competitividade e Internacionalização tem previsto como objetivo especifico intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas a inovação e mudança.

Estes projetos englobam ações que permitem uma melhor eficácia dos processos de inovação das PME, assentes em intervenções formativas para empresas, incluindo as organizadas com recurso à metodologia de formação-ação.

A formação-ação é uma intervenção de formação em contexto organizacional em que existe um processo de aprendizagem individualizado orientado para a consecução dos objetivos organizacionais. O tempo de formação e de ação surgem sobrepostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para o saber fazer. Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação e de consultoria (on the job) e, como tal, permite atuar a dois níveis:

Ao nível dos formandos: procura desenvolver competências nas diferentes áreas de gestão, dando resposta às necessidades de formação existentes;
Ao nível da empresa: procura aumentar a produtividade e a capacidade competitiva, e promove a introdução de processos de mudança/inovação.

Estes novos concursos vão juntar-se aos concursos já publicados pelo COMPETE 2020 e abertos até 4 de março (avisos n.º 34-35-36/SI/2016) e 1 de abril (aviso n.º 05/SI/2016), garantindo a continuidade desta oferta formativa que se considera fundamental para as empresas e vão abranger as seguintes áreas temáticas dirigidas a PME:
- Organização e Gestão;
- Implementação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST ou outros);
- Internacionalização;
- Economia Digital;
- Racionalização/ Eficiência Energética;
- Gestão Estratégica e Operacional (exclusivamente dirigida a empresários)