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- quarta, 06 janeiro 2016
Qualquer investidor nacional ou estrangeiro que procure terrenos ou parques para instalar um negócio pode aceder mais rapidamente a essa informação através da Global Find. Lançada em 2008, esta ferramenta ‘web’ de apoio à localização empresarial no país, foi agora relançada pela Aicep Global Parques com actualizações: mais informação, maior facilidade de acesso, novas tipologias de espaços disponíveis e incorporação de dados sobre terrenos em municípios.
Francisco Mendes Palma, que dirige a empresa da Aicep especialista na gestão de parques e em soluções de localização empresarial, reconhece que o Global Find “tem sido um instrumento valioso na promoção de localizações empresariais em Portugal continental”. Daí este reforço da plataforma que recorre a sistemas de informação geográfica e um motor de busca. Ao cruzar elementos de pesquisa como a área pretendida, os projectos na zona, a proximidade de estradas, aeroportos, universidades ou serviços comerciais, ou mesmo os dados económicos ou turísticos de uma região, um investidor ou empresário recebe relatórios com as opções disponíveis no território.
“O Global Find é um instrumento que potencia a promoção e divulgação mundial de Portugal como local de investimento”, realça Francisco Mendes Palma. E os números reflectem que a procura de informação tem aumentado desde o primeiro ano. Em 2008, a plataforma registou 2.350 pesquisas de lotes de terreno e parques empresariais, números que duplicaram no ano seguinte. Este ano, e só até Outubro, já contabiliza 9.620 pesquisas – e continua a crescer.
Muitas dessas buscas e recolhas de informação acabam por se concretizar em investimento, como aconteceu com a Vitas. A empresa de nutrição animal, de origem francesa e com operações em Espanha, acabou por fixar uma plataforma industrial num parque em Setúbal, depois de aceder à informação na plataforma da Aicep e de a comparar com as opções que estava então a avaliar em mais mercados, conta o responsável da Aicep Global Parques.
Com a inclusão dos terrenos municipais e o reforço da base de dados, Francisco Mendes Palma não tem dúvidas que a Global Find pode ser uma ferramenta valiosa para as próprias autarquias. “Pela primeira vez, os gestores de áreas de localização empresarial vão poder realçar as suas vantagens competitivas e atributos relevantes para a decisão”. Além disso, reforça, “permite-se a promoção territorial de cada região com base em argumentos da responsabilidade de cada gestor do parque empresarial e do município.”
A Global Find – desenvolvida pela ESRI Portugal – conta entre os seus parceiros estratégicos com várias entidades, como o INE, câmaras de comércio, associações empresariais, agências de desenvolvimento ou gestoras de infra-estruturas, que têm sido vitais no fornecimento de informação. Para já, a plataforma só inclui dados sobre espaços no território continental, mas a estratégia passa por alargar a base de dados aos Açores e à Madeira a partir de 2016. Para o executivo, esta é também uma forma de “criar sinergias entre empresas e optimizar os investimentos públicos e privados” - por exemplo, “escolher uma localização perto de um cluster já instalado”. Por isso, é também “uma oportunidade para todos os municípios promoverem os seus activos e atractividade”, remata.
Fonte: Económico