Notícias
- segunda, 16 novembro 2015
Rui Vinhas da Silva assegura que será possível criar mais de 4.200 empregos através dos primeiros projetos empresariais já aprovados do programa operacional Compete 2020.
Em entrevista ao Expresso, o gestor com mais fundos europeus para as empresas no Portugal 2020 revela que o primeiro concurso à inovação empresarial, que decorreu no primeiro semestre deste ano, aprovou 440 milhões de euros de incentivos. Os 290 projetos empresariais a receber estes fundos somam “um total de 700 milhões de euros de investimento elegível e propõe-se a gerar mais de 4.200 postos de trabalho (mais 21% entre o ano pré e pós projeto)”.
Mais de metade das propostas de investimento a empresas dirigiram-se ao Compete 2020, que apoia empresas e projetos de maior dimensão, pelo que Vinhais da Silva diz ter sido um apoio “controverso nas negociações com Bruxelas”. “Em termos de aprovações, respondemos por dois terços dos €650 milhões de incentivos já aprovados a projetos empresariais. A taxa de compromisso dos fundos está nos 16% e deverá acelerar no próximo ano”, revelou o gestor.
Fonte: Notícias ao Minuto