Notícias
- quinta, 24 setembro 2015
A Portugal Inovação Social anunciou o lançamento de uma Manifestação de Interesse para Títulos de Impacto Social (TIS). Os players do 3.º setor podem apresentar as suas intenções até 13 de outubro. Após este período de submissão de Manifestação de Interesse, terão lugar sessões de apoio técnico especializado, “enquanto suporte e esclarecimento dos elementos-chave de um Título de Impacto Social, junto de atores interessados”. As candidaturas formais decorrem até final de 2015.
A iniciativa Portugal Inovação Social é uma entidade pública criada no âmbito do Portugal 2020 que tem como objetivo “desenvolver e dinamizar o mercado de investimento social para apoio a iniciativas de empreendedorismo e inovação social em Portugal”. A Manifestação de Interesse foca-se neste momento na implementação de projetos nas regiões Norte, Centro e Alentejo, “que se apresentam como preferenciais para financiamento de Títulos de Impacto Social no primeiro período de abertura de candidaturas”.
A iniciativa agora lançada visa a prestação de apoio técnico ao desenvolvimento de um TIS, “de forma a orientar os atores do ecossistema na preparação de candidaturas e a identificar as necessidades de esclarecimento associadas ao Programa de Financiamento de Títulos de Impacto Social”.
Os TIS são mecanismos de financiamento que pressupõem a celebração de um contrato entre investidores sociais, entidades públicas e organizações da economia social, para concretizar resultados sociais específicos. A Portugal Inovação Social lançou o repto às entidades da Economia Social, o chamado 3.º setor, para que submetam “as suas intenções de propor a financiamento intervenções inovadoras em áreas temáticas como sejam empregabilidade, saúde, proteção social, educação e justiça”.
Para o efeito deverão preencher o formulário de Manifestação de Interesse TIS, disponível no website da Portugal Inovação Social.
Fonte: OJE