Notícias

A garantia foi dada esta semana pelo Comissário para a Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia, Phil Hogan, que anunciou um acordo de princípio com o European Investment Bank, no sentido de tornar mais fácil o acesso ao crédito na agricultura.

A iniciativa pretende que os agricultores possam dispor de juros mais baixos no momento do financiamento. No seguimento deste acordo, irão seguir-se discussões técnicas para operacionalizar todos os mecanismos. Os governos de cada país da União Europeia (UE) tem liberdade para aderirem ou não ao programa, mas para o fazerem, terão de ajustar os seus Planos de Desenvolvimento Rural, pois este apoio passa pela utilização de fundos deste programa.

Em linhas gerais, o European Investment Bank vai garantir aos bancos que fizeram o investimento, 80% do capital investido, de modo a que estes, face à segurança com que ficam, possam baixar as taxas de juro. Neste momento, esta iniciativa está a ser anunciada para o apoio à reestruturação do setor leiteiro face ao fim das quotas, mas vai ser possível usar noutros setores. Os detalhes técnicos ainda estão por decidir mas algumas fontes dizem que os mesmos podem passar por um sistema de proteção dos investidores às volatilidades do mercado.

Fonte: Agroinfo