Notícias
- sexta, 13 fevereiro 2015
No Dia Mundial da Rádio, que se assinala esta sexta-feira, o Governo anuncia a revisão do regime de incentivos à comunicação social local e regional, que passa a ser elegível para apoios dos fundos europeus.
O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, explica que pela primeira vez, no novo regime de incentivos do Estado à comunicação social local e regional, é adoptado um “apoio específico, um incentivo à modernização tecnológica exclusivamente para o sector da radiodifusão”. Poiares Maduro adianta que também no âmbito dos próximos fundos europeus, do “Portugal 2020”, as rádios e o sector do audiovisual e da comunicação social, “passam a ser ilegíveis para apoios dos fundos europeus”.
Esta porta foi aberta porque, sublinha o ministro, o Governo entende que “há aí um potencial enorme em termos da própria economia portuguesa, de utilizar a língua para, por exemplo, oferecer às rádios portuguesas, com as novas plataformas da internet, um acesso a todo um mercado e a todo um enorme conjunto de pessoas que falam português pelo mundo”. O objectivo passa por “ favorecer a capacidade das nossas rádios serem locais e ao mesmo tempo internacionais”, refere o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional. As rádios que sejam meros retransmissores deixam de ser elegíveis para o sistema de incentivos e as que operem exclusivamente no digital passam a ter elegibilidade no novo regime de incentivos.
Fonte: Renascença