Notícias

Programa Portugal 2020 vai permitir bonificar empresas que se instalem nas regiões mais pobres do país, revelou o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional. O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional anunciou, em Chaves, incentivos para a instalação de empresas no interior, que passam por uma majoração de 10% para quem aposta nos territórios mais pobres.

"Vai ser possível, no âmbito do programa Portugal 2020, bonificar as empresas que se instalam nas regiões mais pobres do país. Estamos justamente na regulamentação dos fundos europeus a incluir um critério que vai majorar em 10% as candidaturas das empresas que se instalem nas regiões mais pobres das regiões mais pobres", afirmou Manuel Castro Almeida. O governante falava aos jornalistas à margem da conferência "Lições do Novo Norte" e a aplicação dos fundos no ciclo 2014-2020, que decorreu em Vidago, concelho de Chaves, e foi promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Castro Almeida reafirmou que a "esmagadora parcela dos fundos europeus vai ser utilizada nas regiões pobres". "Mais de 90% dos fundos vão ser utilizados nas regiões do Norte, Centro, Alentejo e dos Açores", sustentou. No entanto, frisou que, dentro dessas regiões mais pobres, há sub-regiões mais pobres ainda, as quais vão ser tratadas de forma diferenciada também.

Fonte: Diário de Notícias