Notícias

Portugal espera cativar 1500 milhões de euros para a reabilitação urbana na vigência do próximo quadro comunitário de apoio. Miguel Castro Neto, reconhece que o valor de 1500 milhões de euros é “ambicioso” e resulta não só dos 600 milhões de verbas comunitárias que o Governo espera cativar e triplicar com fundos de outras fontes de financiamento. O secretário de Estado garante que, do lado do Governo, o “grande trabalho está feito” com a aprovação de vários instrumentos legislativos.

“Estão criados os mecanismos legais e financeiros para que a reabilitação urbana - que neste momento já dá sinais de ser aposta do mercado - ganhe uma escala muito maior”, realça. Para Miguel Castro Neto, o desafio está agora do lado dos agentes do sector, “daqueles que podem de facto executar a reabilitação urbana e que podem agarrar esta oportunidade criada, quer por via legislativa, quer das fontes de financiamento e garantir que a reabilitação urbana aconteça”.

No quadro do Portugal 2020, está incluída a reabilitação do edificado degradado em centros históricos, zonas industriais degradas, reabilitação do espaço público e intervenção de melhorias de eficiência energética e toda a vertente de inclusão social associada aos bairros sociais.

Fonte: Correio do Minho